Atendimento: 09h às 18h | Central 24 horas: (21) 99472-3020
Atendimento: 09h às 18h
Central 24 horas
6 dicas para cuidar da saúde mental de idosos no isolamento
O período de quarentena decretado pelas autoridades de diversos países do mundo tem como objetivo a diminuição da propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Pessoas de todas as idades foram aconselhadas a ficar em casa, reduzindo o risco de contaminação.
Entre elas estão os idosos, que são considerados parte do grupo de risco da COVID-19. Porém, além do cuidado com a prevenção da doença, também é preciso se atentar à saúde mental das pessoas maiores de 60 anos durante o período de isolamento social.
Isso porque o estresse e o possível sentimento de solidão no confinamento podem afetar o sistema imunológico, deixando o corpo mais frágil no combate à vírus e bactérias, e possibilitando o surgimento de doenças e infecções, como a gripe, amigdalite, herpes e abscessos, por exemplo.
Principalmente os idosos acima dos 80 anos, devido às complicações imunológicas causadas pela idade, devem se manter em isolamento total durante a pandemia, não recebendo a visita de familiares e sem sair de casa para realizar atividades do dia a dia.
Consequentemente, a falta de contato social pode desencadear transtornos mentais, como a depressão e ansiedade, fragilizando ainda mais a saúde desse grupo. Por isso, algumas ações e atividades podem ajudar os idosos a enfrentar esse período de forma mais saudável. Confira as sugestões indicadas:
- Contato online
- Grupos de conversa
- Consumo de notícias
- Tarefas domésticas
- Ativar os sentidos
- Dançar
Atenção aos sinais
O período de isolamento social pode desencadear alguns tipos de transtornos mentais em qualquer pessoa. A avaliação deve ser feita por um profissional da área, porém, a neuropsicóloga Tammy Marchiori explica que alguns sinais podem apontar quando a saúde mental dos idosos está comprometida, como:
- Desaceleração geral ou inquietação
- Negligência de responsabilidades e autocuidado
- Diminuição da capacidade diária de funcionar, sendo confuso, preocupado e agitado
- Incapacidade de encontrar prazer em qualquer atividade
- Dificuldade para se motivar pela manhã
- Humor ou irritabilidade, que pode se apresentar como irritado ou agressivo
Caso haja a necessidade, é possível realizar consultas online com psicólogos e profissionais especializados em saúde mental durante a pandemia, garantindo um diagnóstico preciso e oferecendo a ajuda necessária para cada caso.
Serviços Goobe
Cuidadores
de Idosos
Cuidadores para
pós-cirúrgico
Cuidadores de bebês e crianças
Fale Conosco
Dúvidas, Cotações, Solicitações e Atendimento ao cliente
Horário de Atendimento
09h às 18h
(21) 99472-3020 - Central 24 horas
Onde Estamos
Av. das Américas, 500 / bloco 4 / sala 217 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
O melhor atendimento
para quem você ama.
Desenvolvido por Space Bits